Tags

, ,

Com certo atraso, foi lançado o número 18 do Brazilian Journal of Latin American Studies – Cadernos Prolam/USP (http://www.ltreditora.com.br/catalog/product/view/id/2284/s/cadernos-prolam-usp-n-18/category/53/). Em breve, essa edição deve estar disponível gratuitamente em http://www.usp.br/prolam/cadernos.htm.

O exemplar contém um dossiê sobre o pensamento político e econômico latino-americano. A contribuição do professor Francisco Mata Machado Tavares, pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas América Latina e Política Comparada, é o artigo “Três variantes do personalismo na política da América hispânica: o caudilhismo, o bolivarianismo e o populismo como expressões de afirmação regional”.

Nesse trabalho, sob um prisma teorético-político, o que se busca é identificar as semelhanças e peculiaridades entre o caudilhismo, o bolivarianismo e o populismo na América hispânica, com a hipótese de que essas três variantes da legitimação carismática do poder encerram uma paradoxal lógica de aparente afirmação da autonomia sub-continental em relação às potências colonizadoras ou imperialistas, associada a uma negativa de autonomia política às suas classes subalternas.