Tags

,

O presidente da Venezuela e candidato à segunda reeleição, Hugo Chávez, tem uma vantagem de 18 pontos percentuais sobre o principal rival nas eleições de outubro, o governador do Estado Miranda, Henrique Capriles Radonski, segundo uma pesquisa do instituto Hinterlaces divulgada nesta semana pela rede de televisão Venevisión.

Chávez aparece com 52% das intenções de voto, contra 34% de Capriles, na pesquisa feita com 730 entrevistados entre 24 de fevereiro e 1º de março e cuja margem de erro é de 3,5%. Na Venezuela, não há segundo turno. A vantagem subiu 4 pontos em relação à pesquisa feita logo depois das eleições primárias de 12 fevereiro, que foram disputadas pelos postulantes a se tornar o candidato das principais forças de oposição e vencidas por Capriles. Chávez tinha 49% na ocasião, contra 37% do rival.

A avaliação da gestão do presidente venezuelano atingiu 66%. Por outro lado, há números menos favoráveis a Chávez: 71% acreditam que ele conseguirá se curar do câncer que enfrenta e disputar as eleições, mas, se não puder participar, 49% consideram que a oposição vencerá. Além disso, 55% avaliam que não há um político governista capaz de substituir Chávez na disputa.

O presidente venezuelano segue em Cuba para tratamento de radioterapia. No último dia 27, ele teve um segundo tumor cancerígeno extraído da mesma região pélvica de onde foi retirado um primeiro no ano passado. A informação sobre a recorrência do câncer foi confirmada no último domingo, em gravação de Chávez exibida pela rede de televisão oficial VTV.