Tags

A Editora CRV e o UNICEUB (Centro Universitário de Brasília) lançarão no próximo dia 24 de maio, às 19h, no auditório do bloco 1 do CEUB, quatro coletâneas organizadas pelos professores Renata de Melo Rosa e Carlos Federico Domínguez Avila, pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas América Latina e Política Comparada.

Os títulos são “América Latina no labirinto global: economia, política e segurança” (vols. 1 e 2) e “Democracia, desenvolvimento e cidadania no Brasil: a construção de uma agenda de pesquisa em políticas públicas” (vols. 1 e 2). As obras são resultado de pesquisa conjunta e coordenada de numerosos acadêmicos brasileiros e estrangeiros sobre algumas das mais importantes mudanças e continuidades operadas na América Latina e no Brasil nos primeiros anos do século XXI. Os capítulos abordam assuntos que incluem economia e política internacionais, direito e justiça, educação e saúde, cultura, ciência e tecnologia, segurança pública e direitos humanos e democracia.

Muitas questões levantadas pelos autores são tratadas sob a perspectiva da formulação e implantação de políticas públicas, tema particularmente relevante na constante recomposição das relações entre os Estados e as sociedades latino-americanas contemporâneas. Os livros apresentam um mapeamento criativo, rigoroso e bem documentado sobre temáticas cruciais no devir do Brasil, em particular, e da América Latina, em geral. Em outras palavras, os artigos reunidos nas coletâneas buscam abordar questões transcendentais e iluminar a dura travessia da nossa região nos primeiros anos do século XXI.